SIPAT

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

 

Tudo o que vocÊ precisa saber sobre SIPAT!

Qual o significado de SIPAT?

A SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho – é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devendo ser realizada com frequência anual.

Qual a importância da SIPAT?

Realizar uma semana de SIPAT é alertar, acompanhar e conduzir à empresa num todo para práticas corretas dentro do ambiente de trabalho afim de prevenir acidentes e doenças.

Qual o objetivo da SIPAT?

A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho. Confira todas as dicas para realizar uma SIPAT de sucesso!

Treinamentos em SIPAT

Realizar Treinamentos em SIPAT é alertar, acompanhar e conduzir à empresa num todo para práticas corretas dentro do ambiente de trabalho afim de prevenir acidentes e doenças. Os Treinamentos em SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre corre do dia a dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

Quantos dias duram uma SIPAT?

De acordo com sua definição, a SIPAT ocorre uma vez ao ano no período de uma semana onde as palestras e atividades da SIPAT são realizadas em horário de trabalho.

Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho

 

Como surgiu a SIPAT?

A SIPAT originou-se no ano de 1971 conforme o decreto 68255 onde instituiu a Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho, levando em consideração o alto índice de trabalhadores acidentados na época. Instituiu-se assim a SIPAT como obrigatória com execução em qualquer período do ano segundo a legislação brasileira. Acidentes, saúde, alimentação saudável, alcoolismo, tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis são os temas obrigatórios na realização de uma SIPAT.

Legislação SIPAT

A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra "O", "Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)".

Legislação SIPAT

 

Como organizar uma SIPAT?

A organização de uma SIPAT é uma fase extremamente importante para que ela seja concretizada com sucesso. Definição de responsabilidades destinadas a cada equipe; escolha de um coordenador; divisão de tarefas; programação das reuniões ao decorrer do ano; definição de data e frases de impacto para divulgação da sua SIPAT para a empresa são algumas das etapas indispensáveis.

Como realizar uma SIPAT de sucesso?

Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários envolvendo, também, os diretores, gerentes e familiares se possível.

Ela não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida.

Download

Deseja baixar agora mesmo o ebook gratuito da Qualivida Eventos - COMO REALIZAR UMA SIPAT DE SUCESSO!

Download sobre ebook da Qualidade sobre como realizar uma SIPAT de sucesso

 

Existe um número mínimo de funcionários para a realização da SIPAT?

Não há um número específico de funcionários descrito por lei para a realização de uma SIPAT. As empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte devem ter a consciência da importância da SIPAT para o trabalhador e para si, pois, alertar e conscientizar é a melhor prevenção para possíveis acidentes.

Há necessidade de documentar a SIPAT?

O registro de todo evento que acontece em uma empresa pode ser ou não efetuado, isso vai de acordo com as práticas e rotina de cada instituição. Porém, documentar um evento como a SIPAT pode servir como prova de que ela realmente ocorreu.

Principais programas SIPAT

  • Stand Científico (temas obrigatórios da NR-5)
  • Palestras Show gratuitas
  • Teatro Segurança no Trabalho
  • Percepção de Risco
  • Comportamento Seguro do Trabalhador

  • Conheça também:

    SIPAT Custo Zero

    Saiba mais sobre a Qualivida Eventos!

    Frases para utilizar na SIPAT

  • A hora de ter segurança é agora.
  • A minha segurança e a sua dependem de nós. Seja consciente.
  • A pressa não encurta o tempo, encurta a vida.
  • A segurança consiste na responsabilidade de saber e agir da maneira correta.
  • A segurança faz a diferença no trabalho.
  • A segurança faz parte da esperança de um futuro melhor. Prevenir acidentes é caminhar rumo ao futuro.
  • A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer se acidentar, mas sobretudo um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes.
  • A segurança não se conquista, se faz.
  • A segurança sempre tem razão.
  • Ver todas as principais frases SIPAT

    5 perguntas mais comuns sobre SIPAT:

    Perguntas mais comuns sobre SIPAT

     

    1 - O que significa SIPAT?
    Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é prevista em lei para empresas de pequeno, médio ou grande porte.

    2 - Qual o motivo para realizar uma SIPAT?
    O principal motivo para realização de uma SIPAT é prevenir e conscientizar os funcionários sobre a prevenção de acidentes e doenças que podem ser evitadas.

    3 - Quantas vezes ao ano é necessário realizar uma SIPAT?
    A SIPAT deve ser realizada uma vez o ano no período de uma semana (7 dias), onde será proporcionado aos funcionários (em horário de trabalho) mais conhecimento e informações sobre saúde.

    4 - Quais as atividades obrigatórias em uma SIPAT?
    De acordo com a lei prescrita à SIPAT, devem ser abordados anualmente temas como: alcoolismo, tabagismo e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

    5 - É importante contratar profissionais especializados para execução das palestras atividades, teatros SIPAT e Jogos SIPAT?
    Com toda certeza o maior desafio na SIPAT é entreter os funcionários e fazer com que eles absorvam as informações de forma simples e dinâmica tornando-a prazerosa à todos participantes. Contratar uma equipe especializada em SIPAT facilita esse processo e traz segurança. Conheça a Qualivida Eventos.

    5 Brindes úteis para SIPAT

    Brindes úteis para seus funcionários na SIPAT

     

    1 - Squeeze: A prática de exercícios físicos deve ser incentivada, desde uma simples caminhada até atividades mais intensas em academias. E para essas atividades não podemos esquecer de beber muita água, por isso o squeeze é indispensável! Uma ótima opção de brinde para SIPAT nesse ano.

    2 - Caneca: Canecas personalizadas com a logomarca da empresa sempre são bem vindas e de utilidade extrema, além de contribuir com o meio ambiente evitando o uso contínuo de copos descartáveis. Os funcionários adoram esse brinde da SIPAT.

    3 - Mochila: Quer algo mais útil do que uma mochila? é o brinde de SIPAT predileto pelos funcionários, ainda mais se for personalizado com a marca da empresa.

    4 - Suporte para celular e MP4: Ideal para praticar esportes e escutar uma boa música ao mesmo tempo. Boa opção de brinde para SIPAT.

    5 - Fone de Ouvido: Sem dúvida alguma um ótimo brinde para SIPAT, afinal quem não gosta de ouvir uma boa música? Aposte no fone de ouvido!

    O que é NR5?

    NR5 é uma sigla referente a "Norma Regulamentadora 5" aprovada pela Portaria nº 08/99. De acordo com as leis instituídas, é de responsabilidade das empresas que possuem mais de 100 colaboradores criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidente - CIPA. A CIPA deve estar nos conformes com o artigo 163 da CLT (Consolidação das leis do Trabalho) e a NR5.

    O que é NR5?

    Veja a norma completa

    Contrate aqui sua SIPAT
    Diferenciais em contratar a Qualivida Eventos

    DIFERENCIAIS QUALIVIDA EVENTOS

    • Garantia de Sucesso
    • Atendimento Personalizado
    • Realização de eventos em todo Brasil
    • Mais de 20 anos de experiência
    • Melhor custo-benefício
    • Palestrantes experientes e qualificados